Risco de despejo da ocupação “Retomada Cacique Verón” na zona Sul de São Paulo

19/12/2016

No mesmo dia em que milhares de trabalhadores saíram às ruas em luta contra a PEC -55, a justiça dos ricos determinou a reintegração da ocupação “Retomada Cacique Verón”.

A área que fica na região de Parelheiros foi ocupada por famílias que passaram a construir uma verdadeira comunidade de luta, organizando cozinha coletiva, creche para as crianças, mutirões de limpeza, saraus e atividades culturais. No entanto, mesmo sem que os supostos donos tivessem demonstrado a posse do imóvel, a juíza do Foro Distrital de Parelheiros determinou o despejo das famílias, sem a concessão de qualquer prazo para a saída pacífica e com autorização da força policial, que poderá ocorrer a qualquer momento.

Mais uma vez prevalece a lógica da especulação imobiliária contra o direito fundamental à moradia. A propriedade estava totalmente abandonada sem qualquer finalidade social, mas, mesmo assim, o judiciário demonstra seu verdadeiro papel de classe: defender a propriedade privada e os interesses dos ricos e poderosos.

Conlutas participa de audiência pública no Senado

sobre Reforma da Previdência

A primeira audiência pública que integra o ciclo de debates sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, na Comissão de Direitos Humanos do Senado, ocorreu na última terça (13), em Brasília. O documento foi encaminhado ao Congresso Nacional no dia 5 de dezembro.

Luiz Carlos Prates, membro da Secretaria Executiva da CSP, defendeu a necessidade da construção da greve geral para barrar os ataques do governo e do Congresso.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também